Publicidade


Peixe feito no sal que garantiu a vitória de Vinícius - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 11

Este é o penúltimo resumo publicado com atraso, por isso, já começo o post de hoje pedindo desculpas novamente (o resumo está sendo publicado com atraso, porque estou viajando pela Califórnia, de férias). Nesta semana já estou de volta, mas chego depois da exibição do programa, então teremos ainda um último resumo com atraso. De qualquer maneira, finalmente está no ar o resumo do 11º episódio do Masterchef Brasil.

Como vocês já sabem, o desafio é sugerir cervejas que possam harmonizar com os pratos vencedores apresentados no programa. O legal dessa brincadeira é que os estilos são sugeridos a partir do que é comentado no programa. Então só tenho como dica os comentários dos participantes e dos jurados. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!

Vamos então aos destaques do décimo primeiro episódio desta 5ª temporada, exibido em 15 de maio de 2018.

Prova da caixa misteriosa - Foto: Carlos Reinis/Band
Prova da caixa misteriosa – Foto: Carlos Reinis/Band

O programa começou com a querida e criativa prova da caixa misteriosa. A diferença neste episódio é que os ingredientes das caixas foram escolhidos pelo casal de chefs Jefferson Rueda e Janaína Rueda. Juntos eles fizeram escolhas de ingredientes que usam no dia-a-dia e nos restaurantes que eles têm. Em resumo, eram ingredientes contemporâneos e populares ao mesmo tempo.

Chefs convidados também participaram da prova, preparando pratos para os jurados - Foto: Carlos Reinis/Band
Chefs convidados também participaram da prova, preparando pratos para os jurados – Foto: Carlos Reinis/Band

Os dois chefs convidados também cozinharam e deram um show de simpatia e competência, já que tiveram o mesmo tempo e ingredientes dos participantes.

Nos destaques da prova, Rui se deu bem com a carne de panela acompanhada de farofa de banana e legumes assados, mas foi Eliane quem brilhou e conquistou elogios encantados dos chefs. Ela fez uma galinha caipira com quiabo acompanhada de purê de abóbora com banana.

Galinha caipira com quiabo acompanhada de purê de abóbora com banana feito pela Eliane - Foto: Carlos Reinis/Band
Galinha caipira com quiabo acompanhada de purê de abóbora com banana feito pela Eliane – Foto: Carlos Reinis/Band

Para harmonizar, nos sugestão é uma Vienna Lager. Uma cerveja de cor mais avermelhada, mas que ao mesmo tempo tem sabor leve e maltado, valorizando os ingredientes do prato. Importante ressaltar que os chefs estão valorizando bem nesta temporada a questão do sabor, mesmo que em uma comida teoricamente mais simples.

Entre os piores pratos, Aristeu, Padre Evandro e Katleen tiveram desvantagens no leilão de peixes, ingrediente principal da prova de eliminação.

Ana Paula Padrão organizou o leilão da proteína - Foto: Carlos Reinis/Band
Ana Paula Padrão organizou o leilão da proteína – Foto: Carlos Reinis/Band

Os participantes tinham uma hora para cozinhar e o tempo era a moeda de compra. Quem se deu nessa prova foi Vinícius, elogiado pela ousadia ao preparar um peixe assado no sal e servido com molho hollandaise.

Peixe feito no sal que garantiu a vitória de Vinícius - Foto: Carlos Reinis/Band
Peixe feito no sal que garantiu a vitória de Vinícius – Foto: Carlos Reinis/Band

Para harmonizar, eu sempre acho que peixe combina bem com cervejas mais ácidas, ainda mais neste caso em que há a gordura do molho e o sal da crosta. Por isso eu sugiro uma Berliner Weisse, cerveja ácida, clarinha, e que vai limpar a boca após cada mordida garantindo que o sabor do prato nunca perca seu frescor.

Aristeu não conseguiu preparar uma costelinha de tambaqui e acabou eliminado. Mais uma prova de que cozinhar sem estar bem emocionalmente é sempre um problema.

Aristeu não conseguiu se manter na competição e foi eliminado - Foto: Carlos Reinis/Band
Aristeu não conseguiu se manter na competição e foi eliminado – Foto: Carlos Reinis/Band

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade