Publicidade


Clássico prato da região, o Schnitzel está harmonizado com uma India Pale Ale produzida na Áustria - Foto: Gleison Barreto/Cerveja e Gastronomia
Viagens

Turismo Cervejeiro na Áustria: Salzburg

Nós estamos dicas de viagem pela Áustria aos domingos, em uma série de posts especiais. Nós já passamos por Innsbruck, no oeste, e Graz, no sudeste da Áustria. Hoje nossa parada é em Salzburg, para conhecer a cidade, as cervejas e a gastronomia!

Salzburg vista do alto - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Salzburg vista do alto – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Salzburg fica ali no noroeste da Áustria, pertinho da fronteira com a Alemanha. A cidade é conhecida por ter sido o lugar onde nasceu Mozart, o compositor clássico que viveu no século XVIII, e por ter sido usada como cenário no filme “A Noviça Rebelde”(The Sound of Music).

Jardins do Palácio Mirabell, usados como cenário de cinema - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Jardins do Palácio Mirabell, usados como cenário de cinema – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

O Palácio Mirabell (onde foi gravada uma das cenas do filme) foi a minha primeira parada, logo depois que desci do trem. Salzburg dá para ser vista em um dia mesmo, então fiz um bate e volta, reservando pela ÖBB, a empresa de transporte por trem da Áustria.

Palácio Mirabell foi cenário do filme A Noviça Rebelde - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Palácio Mirabell foi cenário do filme A Noviça Rebelde – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

O centro histórico é super preservado e os prédios têm uma curiosidade: no topo geralmente dá pra ler a data em que a obra foi feita e quando foi feita uma reforma. Olhe no alto da foto pra você ver que bacana!

Prédios de Salzburg têm as datas de construção e reforma no topo - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Prédios de Salzburg têm as datas de construção e reforma no topo – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Não é à toa que o centro antigo (Altstadt) recebeu o título da Unesco como Patrimônio Mundial. E uma curiosidade: as lojas têm essas placas especiais, com símbolos que identificam o tipo de loja. Por exemplo, uma sapataria tem um desenho de um sapato no lugar onde está a estrela da foto. Um café tem uma xícara, e por aí vai. É um charme olhar para uma rua cheia de lojinhas, cada uma com sua placa especial.

Placas especiais da cidade de Salzburg identificam o tipo de comércio - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Placas especiais da cidade de Salzburg identificam o tipo de comércio – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na cidade no início do século XVIII e morou por aqui em outra casa.

Casa onde nasceu Mozart fica em Salzburg, na Áustria - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Casa onde nasceu Mozart fica em Salzburg, na Áustria – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Os dois locais são identificados e recebem milhares de turistas todos os dias.

Fachada da casa onde viveu Mozart em Salzburg - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Fachada da casa onde viveu Mozart em Salzburg – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

A Catedral de Salzburg é um capítulo à parte na beleza histórica da cidade. Por fora chama a atenção pelo tamanho e grandiosidade.

Catedral de Salzburg - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Catedral de Salzburg – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Por dentro, além de ter um órgão de tubo (peça rara!), os tetos são todos trabalhados, nos detalhes, como dá para ver na foto.

Detalhes do teto da Catedral de Salzburg - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Detalhes do teto da Catedral de Salzburg – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

São dois pontos localizados na parte mais alta da cidade: O Museu de Arte Moderna e a Fortaleza de Salzburg. No caso do museu, há um restaurante com uma vista linda para a cidade. Eu estive lá na hora do almoço e acabei comendo um prato típico da região: o Schnitzel que é uma carne de porco empanada com batatas cozidas e geleia de frutas vermelhas. Muito bom mesmo.

Clássico prato da região, o Schnitzel está harmonizado com uma India Pale Ale produzida na Áustria - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Clássico prato da região, o Schnitzel está harmonizado com uma India Pale Ale produzida na Áustria – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Para harmonizar, tomei uma India Pale Ale produzida na região, que combinou bem com a fritura do porco empanado, cortando a gordura e realçando os temperos da carne.

IPA austríaca - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
IPA austríaca – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Na praça que dá acesso ao elevador para a Fortaleza de Salzburg, há uma escultura do artista alemão Stephan Balkenhol. Ele criou a obra “Sphaera”, que tem um homem em pé sobre uma bola dourada e a obra “Mulher na pedra”, que fica na Fortaleza. Se você chegar perto da esfera e olhar para a mesma direção do homem, dá pra ver a mulher. É bem legal e a obra da esfera é muito grande, o que torna as proporções super interessantes.

Obra Sphaera enfeita a cidade de Salzburg - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Obra Sphaera enfeita a cidade de Salzburg – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

No domingo que vem vamos terminar nossa viagem pela Áustria com dicas de passeios, cervejas e comidas harmonizadas na cidade de Viena.

E você, tem alguma dica de passeio ou de harmonização nas cidades da Áustria e quer compartilhar com a gente? Escreva aqui nos comentários!

Vai visitar Salzburg, na Áustria? Veja nossas dicas de hospedagem para Belo Horizonte, perto de Nova Lima, onde fica a fábrica! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Salzburg!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade