Publicidade


Conhaque, Vinho do Porto e Licor de Laranja - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 10

Com o perdão do atraso (nesta e nas próximas duas semanas o resumo será publicado com atraso, porque estou viajando pela Califórnia, de férias), hoje finalmente está no ar o resumo do 10º episódio do Masterchef Brasil.

Como vocês já sabem, o desafio é sugerir cervejas que possam harmonizar com os pratos vencedores apresentados no programa. O legal dessa brincadeira é que os estilos são sugeridos a partir do que é comentado no programa. Então só tenho como dica os comentários dos participantes e dos jurados. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!

Vamos então aos destaques do décimo episódio desta 5ª temporada, exibido em 8 de maio de 2018.

Os participantes colheram os ingredientes direto da horta - Foto: Carlos Reinis/Band
Os participantes colheram os ingredientes direto da horta – Foto: Carlos Reinis/Band

O tema da primeira prova foi a alta gastronomia. Os participantes foram divididos em duas equipes e tiveram que preparar um menu completo para 50 hóspedes, acostumados com o alto padrão e a sofisticação oferecidos no local.

O desafio era produzir, no total, 150 pratos: divididos em salada, prato principal e sobremesa.

Além das proteínas disponíveis no mercado, eles tiveram ainda que colher os legumes e verduras no próprio hotel fazenda. Uma oportunidade incrível para quem cozinha, ao usar ingredientes frescos para preparar pratos incríveis.

Na divisão dos times, Rui e Padre Evandro foram os capitães e coube a eles a escolha dos participantes do time oponente. Padre Evandro não soube jogar e acabou ficando com um time mais fraco.

Equipes divididas - Foto: Reprodução Band
Equipes divididas – Foto: Reprodução Band

Com larga vantagem, venceu o time vermelho. E para harmonizar, vamos fazer como os pratos, respeitando a sequência. É que para harmonizar um jantar completo, como o que foi apresentado, você precisa respeitar as forças das cervejas anteriores, para que uma não se sobreponha à outra.

A entada foi uma salada de folhas com pupunha grelhada, vinagrete de laranja com especiarias e flores. Com um prato desses, rico nos sabores cítricos, a sugestão é uma cerveja levemente ácida, mas que tenha um pouco de corpo, como uma wheat beer, americana, feita com trigo e com uma boa quantidade de lúpulo. 

Na sequência, o filé mignon suíno em crosta de ervas com duxelle de champignon e legumes. Um prato mais forte, que pede uma cerveja mais encorpada e que, além de ter mais sabor do malte, tenha também um pouco de amargor para suportar o sabor da carne. A sugestão aqui então é uma American Pale Ale, mais uma vez, da escola americana por conta dos lúpulos.

Agora o desafio mais complexo: harmonizar a sobremesa de caqui servido com farofa de pistache e espuma de manjericão e erva-cidreira com algum estilo de cerveja. Como o caqui é uma fruta de intenso sabor, ácido e marcante, a cerveja precisa acrescentar e valorizar esses sabores. Por conta disso escolhemos, para fechar, uma Bière Brut, uma cerveja com mais de 10% de álcool e que lembra o champanhe. Uma acidez leve, que vai levantar o sabor do caqui no prato. A alta carbonatação vai limpar a língua da espuma de manjericão e preparar a boca para a próxima colherada. 

Conhaque, Vinho do Porto e Licor de Laranja - Foto: Carlos Reinis/Band
Conhaque, Vinho do Porto e Licor de Laranja – Foto: Carlos Reinis/Band

Na prova de eliminação, comidas feitas com bebidas alcóolicas. Rui, capitão do time vencedor, escolheu o major Thiago para descer e fazer a prova de eliminação. E a treta foi ainda maior quando ele não escolheu Clarisse, do time perdedor, para subir e se livrar da prova. Ela ficou bem chateada, como disse na entrevista.

Erick Jacquin ensina os pratos com bebidas alcóolicas como ingrediente - Foto: Carlos Reinis/Band
Erick Jacquin ensina os pratos com bebidas alcóolicas como ingrediente – Foto: Carlos Reinis/Band

O chef Erick Jacquin ensinou os três pratos que os participantes deveriam reproduzir. Usando conhaque, vinho do porto e licor de laranja, eles fez os pratos de forma bem rápida, sem detalhas muito. Coube ao Rui escolher qual dupla ia fazer qual prato.

Eliana se deu bem e ganhou nota 10 dos chefs pelo prato de peixe com molho de vinho do porto. Foi muito elogiada e um dos destaques de todas as edições do MasterChef, como ressaltou o Jacquin. É a terceira vitória individual dela em 10 programas. Para harmonizar, o vinho no molho dificulta bastante. Mas acho que uma Barley Wine vai ajudar a equilibrar o adocicado do prato, enquanto o álcool vai cortar a gordura do molho que leva bastante manteiga, mantendo a sensação do vinho na boca. Para quem nunca provou, Barley Wine é um estilo bem próximo do vinho do porto, pois leva muito malte, o que deixa o sabor bem adocicado.

Peixe com molho de vinho do porto que garantiu a vitória da Eliana na prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Band
Peixe com molho de vinho do porto que garantiu a vitória da Eliana na prova de eliminação – Foto: Carlos Reinis/Band

A querida Clarisse, responsável pelas melhores falas e frases nesta edição, se enrolou com a carne e acabou sendo eliminada. É dela a nossa torcida para uma eventual prova de repescagem, pois além de ser muito divertida, Clarisse já provou que entende de cozinha. Precisa apenas aprender a controlar o emocional para voltar com tudo até a final.

Clarisse se despede dos colegas - Foto: Carlos Reinis/Band
Clarisse se despede dos colegas – Foto: Carlos Reinis/Band

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade