Publicidade


Graz, a segunda maior cidade da Áustria - Foto: Gleison Barreto/Cerveja e Gastronomia
Viagens

Turismo Cervejeiro na Áustria: Graz

No domingo passado nós começamos a falar das dicas de viagem pela Áustria. Nós já passamos por Innsbruck, no oeste, e hoje vamos para Graz, no sudeste da Áustria, para conhecer a cidade, as cervejas e a gastronomia!

Graz, a segunda maior cidade da Áustria - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Graz, a segunda maior cidade da Áustria – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Graz é a segunda maior cidade da Áustria. Essa é uma cidade que eu realmente precisava visitar, por dois motivos. Uma vez, voltando da Alemanha, vi na revista de bordo um especial sobre a cidade e fiquei encantado. Uma cidade charmosa, cheia de atrações culturais e históricas e que tinha uma gastronomia muito rica e interessante. Isso foi em 2012. Em 2016 eu comecei a estudar alemão com um professor austríaco e com a mãe dele, brasileira. Adivinha de onde ele é? Graz! Novamente a cidade apareceu na minha vida, não tinha como escapar. Encaixei três dias por lá e valeu muito a pena! É um tempo que eu considero suficiente para curtir a cidade sem pressa.

A cidade tem no Palácio de Eggenberg uma das atrações mais curiosas. O palácio é lindo e tem jardins maravilhosos. Eu fiz o tour em inglês sozinho e foi praticamente uma visita particular. Por conta disso pude perguntar tudo sobre o palácio, que foi todo construído para explicar para as pessoas da época como funcionava o calendário gregoriano.

Palácio de Eggenberg, construído para explicar o novo calendário para os austríacos - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Palácio de Eggenberg, construído para explicar o novo calendário para os austríacos – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Por fora, são 365 janelas, uma para dia do ano. Dessas, 52 representam as semanas do ano. No segundo andar há uma sala em forma de anel que possui 24 janelas, uma para cada hora do dia. Cada andar contém 31 quartos ou salas, que representam o máximo de dias do calendário. Não é demais? Lá dentro cada sala tem uma decoração e tudo foi recuperado pelos austríacos, depois de várias invasões e guerras. Pertinho fica a cervejaria Eggenberg, que faz cervejas clássicas da escola alemã desde 1681. Então, sugiro que você vá cedo para o palácio, curta tudo e depois dê uma passada na cervejaria para almoçar.

O centro histórico de Graz foi tombado pela Unesco como patrimônio mundial em 1999 e é todo preservado. Há ainda um museu construído em 2003, quando a cidade foi a capital da cultura europeia que reúne trabalhos de arte moderna. O prédio em si é bem polêmico, com uma arquitetura irregular, que chama a atenção de quem passa por lá. A torre do relógio, na foto que abriu este post, também é muito visitada e dá uma visão bem ampla da cidade. Para subir você pode ir à pé (se estiver pagando alguma penitência!!) ou subir de elevador, gratuito em alguns dias e horários. Eu subi de elevador e desci pelas escadas. Foi bem legal ver a cidade se aproximando aos poucos.

A principal cervejaria de lá é a Puntigamer. Você encontra essa cerveja em praticamente todos os lugares. Os moradores de Graz estão acostumados a beber drinks o dia todo e os bares estão sempre lotados, principalmente na rua, com mesinhas altas e taças cheias e coloridas.

A foto não é boa, mas garanto que esse cachorro quente com uma Lager Puntigamer estavam muito bons.

Puntigamer e um cachorro-quente austríaco - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Puntigamer e um cachorro-quente austríaco – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Na cidade há restaurantes variados. Eu gostei muito de um italiano que servia chope e ficava bem na área histórica. É de uma rede grande de comida italiana na europa, mas não deixa de ter seu charme: a L’Osteria. Lá comi uma bruschetta clássica, de tomate e manjericão, e uma massa ao pomodoro, ambas muito bem feitas.

Bruscheta da L'Osteria em Graz - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Bruscheta da L’Osteria em Graz – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Nos dois casos, por causa do tomate, harmonizei com uma Dunkel, cerveja escura, que leva trigo e cevada e que acentua o adocicado dos pratos (pão, massa e os tomates).

Macarrão ao Pomodoro da L'Osteria em Graz - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Macarrão ao Pomodoro da L’Osteria em Graz – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

A Áustria é muito conhecida também pelos doces. No centro do rio Mur, uma ilha foi construída em 2003 para a celebração do título de capital europeia da cultura. Hoje funciona um café bem charmoso. Não dei sorte com o garçom, que não falava inglês e meu alemão ainda estava arranhando. Mas deu tudo certo e consegui comer esse maravilhoso Apfelstrudel, uma espécia de torta de maçã feita com massa folhada.

Ilha construída sobre o rio Mur em Graz - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Ilha construída sobre o rio Mur em Graz – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Eu não comi com cerveja no dia, mas fica a dica: o Apfelstrudel harmoniza muito bem com uma Doppelbock, uma cerveja forte e bem alcóolica, que vai equilibrar os sabores do creme doce e valorizar o sabor da maçã, com os tostados da cerveja e da massa.

Apfelstrudel em Graz - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Apfelstrudel em Graz – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

No domingo que vem vamos falar das dicas de passeios, cervejas e comidas harmonizadas em mais uma cidade da Áustria: Salzburg.

E você, tem alguma dica de passeio ou de harmonização nas cidades da Áustria e quer compartilhar com a gente? Escreva aqui nos comentários!

Vai visitar Graz, na Áustria? Veja nossas dicas de hospedagem! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Graz!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade