Publicidade


Harmonizações no Instagram – Abril 2018
Harmonizações

Harmonizações no Instagram: Abril

O blog Cerveja e Gastronomia está de olho nas harmonizações que você faz e publica no Instagram. Todos os meses vamos escolher algumas fotos para destacar aqui.

O legal das harmonizações é que a sua foto pode servir de inspiração para outras pessoas e isso é um dos nossos objetivos!

Por isso, se quiser aparecer por aqui é só marcar a gente no @cervejaegastronomia ou usar a #cervejaegastronomia.

Veja agora algumas harmonizações que a gente curtiu no mês de abril:

Para começar, um bacalhau de dar água na boca, harmonizado com uma cerveja belga.

Depois, uma Cream Ale, um estilo que pouca gente conhece, mas que é bem leve e combina com o Steak Tartare. A Cream Ale é uma cerveja leve, aromática, dourada e bem refrescante.

Para quem gosta de se manter fiel aos clássicos da harmonização, olha essa mesa Alemã! Não é à toa que os clássicos combinam super bem!

Eu já disse aqui uma vez que não sou muito fã do queijo gorgonzola, apesar de comer sempre e de ser surpreendido a cada receita. Confesso que foi o que aconteceu com essa harmonização. Nunca tinha visto Gorgonzola com uma Vienna Lager e confesso que curti o resultado, ainda mais quando servido com essa massa.

Hoje vou passar uma super dica de harmonização que preparamos por aqui ontem à noite: macarrão com molho de gorgonzola, filé mignon e a Vienna Lager da @bierland.cervejaria. 🍺 . A ideia foi escolher uma cerveja que não interferisse muito no sabor da comida, protagonista de ontem, mas que ainda assim tivesse personalidade. A Vienna Lager da @bierland.cervejaria foi a escolha perfeita: suave e refrescante como uma Lager, mas com um sabor suavemente adocicado do malte, seguido do amargo do lúpulo (resultando em um bom equilíbrio). Recomendo! . Ah, e para os que pedem minhas receitinhas, segue a do molho gorgonzola! Anota aí: – 1L de leite integral – 3 cs de manteiga + 3 cs de farinha de trigo – 200g de queijo gorgonzola – Noz moscada + pimenta do reino + sal a gosto Modo de preparo: 1) Ferver o leite; 2) Derreter a manteiga em uma panela, acrescentar a farinha de trigo e dourar um pouco; 3) Acrescentar aos poucos o leite quente na panela com a mistura de manteiga e farinha, sempre mexendo! 4) Mexer em fogo médio até engrossar (tenham paciência nessa parte); 5) Acrescentar: noz moscada, sal, pimenta e o gorgonzola … cuidado com o sal, o gorgonzola já é salgado! 6) Mexer até derreter o queijo. ⭐️Super dica: gosto de terminar o cozimento do macarrão no próprio molho e, além disso, acrescentar um pouco da água do cozimento do macarrão no molho: o amido da água faz com que a aderência do molho ao macarrão seja melhor… fica sensacional! 👌🏻 ⭐️Super dica 2: para essa quantidade de molho, cozinhei 320g de macarrão. Serve quatro pessoas. . Gostaram da receita? Querem mais posts assim? Comentem suas sugestões que vai me ajudar muito! . By @isapolin 🐝

Uma publicação compartilhada por Bela Gastronomia (@belagastronomia) em

Claro que não poderia faltar um doce. E neste mês o que chamou nossa atenção foi essa harmonização de fudge de chocolate branco com uma cerveja que leva cereja em sua composição.

Nessa Páscoa resolvemos inovar na harmonização; ao invés do padrão chocolate com Porter ou Stout; fomos para o lado branco da Páscoa! . Para acompanhar esse fudge de chocolate branco, nozes, cranberry e morango; escolhemos uma Kvass; estilo que é parecida com uma Sour Fruit Beer. . A Kwasimodo (trocadilho com o estilo e o Quasímodo de Norte Dame) da cervejaria alemã Freigeist traz em sua composição Cereja para ajudar no processo da fermentação deste estilo. . Com uma coloração marrom-avermelhada maravilhosa já chama atenção só de ver; no aroma percebemos a adição de frutas vermelhas e por fim uma acidez bem macia e gostosa no paladar. . Vale a pena experimentar, em especial com um fudge desse acompanhando que harmonizou muito bem nesse fim de Páscoa! . Opinião do Casal 🌟🌟🌟🌟 . #kwas #kvass #freigeist #fruitbeer #fudge #beergram #instabeer #cervejaalemã #beerfood #cervejaacida #bebomelhor #cervejaespecial #cervejaartesanal #freigeistbierkultur

Uma publicação compartilhada por Casal Maltado (@casalmaltado) em

Uma coisa legal das harmonizações é que, muitas vezes, a gente só descobre se vai dar certo ou não depois de provar. Minha querida colega Léa, do @degustatividade é prova disso! A cerveja harmonizou super bem com essa sobremesa do restaurante Angatu, que ela provou durante o Trem Bier, em Tiradentes (é a terceira foto que eu destaquei, mas tem outros pratos maravilhosos que ela provou também, clique na setinha para ver!)

@rodolfomayer7 que talento! Cozinha autoral, comida que emociona. Rodolfo cursou gastronomia em Juiz de Fora, sua cidade natal, trabalhou por 1 mês em um restaurante de comida a kilo e abriu o @angatutiradentes logo depois. Sem experiência nenhuma em restaurantes estrelados e sem ter trabalhado com chefs badalados, esse mineiro que não gosta de comer faz pratos de arrancar suspiros. Já conhecia e admirava seu trabalho em eventos mas só hoje consegui sentar no Angatu, que está sempre movimentado. Para o menu harmonizado (R$130) especialmente para o @trembiertiradentes , o nhoque de baroa, tomatinhos assados, vinagrete de manteiga queimada, avelãs e crocante de ora-pro-nobis casou com a cerveja TremBier Witbier com pitanga. Macio, com uma deliciosa crosta, essa entrada já revela o potencial do chef. No prato principal, o peito de boi é selado e dorme no tempero antes de ser braseado por 6 horas. A carne desmancha no prato e nem precisa de faca. Rodolfo é o garoto dos molhos, e para o peito de boi serviu um molho de pasta de tamarindo numa citricidade incrível. Acompanhou muito bem o purê de batata doce, verduras mineiras e harmonização foi a corleone @cervejariabacker . A sobremesa foi um sorbet de amora @alentosorvetes com meixa assada, suspiro e calda gelada de ameixa com infusão de hibiscus e hortelã harmonizado com cerveja American Red Lager TremBier. . Esse ano entrou para a associação dos pratos da @boalembranca e fez um prato que é uma excelente lembrança. Tanto que é o mais pedido da casa hoje. Língua de boi cozida na panela por 6 horas, mais um espetacular molho que leva agrião acompanhado de pirão de queijo, abóbora, cenoura e cebola assados (R$82 com direito à cerâmica). . Dei também uma garfada no arroz de cogumelos, ora-pro-nobis e legumes da casa. Cheio de sabores. . No dia 28/05 @rodolfomayer7 @leonardopaixao e @pablooazen2 cozinham juntos no @mocotorestaurante Imagina o que vai ser essa noite. Encontro de gigantes da cozinha. 👏👏👏👏

Uma publicação compartilhada por Léa Araújo🍷 (@degustatividade) em

Gostou? Lembrando que estamos sempre de olho no Instagram! Se quiser mostrar sua harmonização por aqui é só marcar a gente no @cervejaegastronomia ou usar a #cervejaegastronomia

E se quiser ver os destaques dos meses anteriores, clique aqui!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade