Publicidade


Atum selado com salada de quinoa e manga da Rita venceu a prova de hoje - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 6

Sugerir cervejas para harmonizar bons pratos é papel de todo Sommelier. A gente topou o desafio e, toda terça-feira, tenta sugerir estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil.  É um desafio porque não estamos provando os pratos. Temos como informação apenas os ingredientes usados e os comentários dos jurados.  Assim, algumas podem dar certo, outras nem tanto. Para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado! Sem falar da diversão que é conversar com vocês, ao vivo, pela nossa conta do Twitter: @cervejaegastro

Vamos então aos destaques do sexto episódio desta 5ª temporada, exibido em 10 de abril de 2018.

Prova em grupo no Centro de Tradições Nordestinas - Foto: Carlos Reinis/Band
Prova em grupo no Centro de Tradições Nordestinas – Foto: Carlos Reinis/Band

O programa de hoje começou com a maior prova em grupo já realizada em todas as edições do MasterChef Brasil. Eles tiveram que servir 300 pessoas em uma festa de temática nordestina no Centro de Tradições Nordestinas. Além do trio de jurados, participou também o famoso chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó. E o desafio era fazer um baião de dois, em duas horas, para nordestinos. Ou seja, puxado né? Cozinhar para quem entende da comida é muita responsabilidade.

Na hora de dividir os times, Rita, que venceu a prova de eliminação da semana passada, escolheu o time azul e decidiu ainda quem seria o capitão do time adversário, a equipe vermelha. Ela escolheu a Ana Luiza para a função e ali começou a primeira treta do programa de hoje, expondo os grupos que já existem na competição.

Depois de muita confusão com o ponto do arroz e do feijão, por 173 a 120 votos, venceu o time vermelho na escolha popular. No segundo voto, do chef Rodrigo Oliveira, também deu vermelho, principalmente por causa do vinagrete de maxixe.

Mais treta na segunda prova. O grupo perdedor (equipe Azul) tinha que escolher por unanimidade três nomes para livrar da prova eliminação. Mas na hora da conferência feita pela Ana Paula Padrão, Angélica não concordou com a decisão e todos os 9 foram obrigado a fazer a prova.

O ingrediente principal da prova era o atum fresco. Eles tinham que fazer um prato que tivesse o atum como protagonista, servido com algum acompanhamento. E pela primeira vez nesta temporada, o mercado era livre; eles poderiam ir lá a toda hora. Para complicar ainda mais, Ana Luiza ganhou a tarefa de distribuir os participantes de acordo com o tempo.

Quem se deu bem foi a Rita, pela segunda vez consecutiva. Apesar de ter cozinhado com menos tempo (ela e Vinícius ganharam 20 minutos), ela preparou um atum selado com gergelim preto e branco e serviu com quinoa e manga. Um prato que pareceu estar bem saboroso, mas que, para ter uma sabor diferente e valorizar ainda mais o prato, a gente achou que faltava um pouco de acidez, que poderia vir da cerveja.

Atum selado com salada de quinoa e manga da Rita venceu a prova de hoje - Foto: Carlos Reinis/Band
Atum selado com salada de quinoa e manga da Rita venceu a prova de hoje – Foto: Carlos Reinis/Band

Andressa não conseguiu se decidir durante a prova e acabou apresentando um prato descuidado, usando um pedaço do atum que não deveria ser servido. Assim, ela foi a eliminada do programa de hoje.

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje. E fiquei ligado, na próxima terça-feira tem mais harmonizações no Twitter, ao vivo!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Publicidade