Publicidade


Harmonizações Na Cozinha

Bacon sem Bacon? Com cerveja dá certo!

Que o bacon traz um sabor especial para todos os pratos, a gente já sabe. Do hambúrguer para a sobremesa – bacon é vida! Mas e quem é vegetariano, nunca vai poder viver essa experiência que só o bacon traz? Foi com esse dilema que meu amigo Léo Nascimento, um dos sócios da cerveja DosCaras, de Belo Horizonte, preparou um caldinho de lentilhas e bacon – sem bacon. Isso mesmo!

Em uma harmonização orientada que participei, Léo estava contando que tinha uma amiga vegetariana. Ela nunca tinha provado o bacon antes e ficava curiosa com o que as pessoas falavam. Léo usou então uma cerveja especial do estilo Rauchbier para conseguir esse efeito e permitir que ela provasse o sabor tão especial.

Mas afinal, que cerveja é essa? Antes de começar, vamos deixar claro: não tem bacon na cerveja. Nem aditivo artificial colocado na bebida para dar esse cheiro e sabor de bacon. A Rauchbier, que também é encontrada como Smoked Beer, é uma cerveja feita com malte defumado. E esse defumado do malte é que dá o sabor e cheiro de bacon. É uma cerveja escura, com boa formação de colarinho, que possui entre 5% a 6% de álcool (no caso da Rauchbier).

A primeira vez que tomei essa cerveja foi no curso de sommelier. É uma experiência bem estranha, no início, mas que dá para pensar em algumas harmonizações que podem se beneficiar desse sabor de “bacon”. Imagine o bom e velho arroz com feijão, um filé com fritas, acompanhados de uma cerveja defumada. É mais uma camada de sabor que transforma o prato do dia-a-dia em algo diferente.

Algumas pessoas sugerem harmonizar feijoada com Rauchbier. Eu acho muito forte e pesado – principalmente porque a feijoada não é um prato leve, nós vivemos em um país muito quente e os sabores tendem a ficar enjoativos com o tempo. Mas como experiência eu acredito que é sempre válida, afinal, vai que você curte essa mistura?

No caso do Léo, ele preparou um caldinho de lentilhas usando um pouco dessa cerveja. Na hora de cozinhar, ele substituiu uma parte da água pela cerveja. Não pode ser muito para não trazer também muito amargor. Sugiro que cada um vá testando até o ponto que considerar equilibrado. Eu já fiz um caldo de feijão usando meio a meio (metade água, metade cerveja) e ficou agradável para o meu paladar. Depois é só temperar como quiser (eu uso alho e cebola bem picadinha) e servir com um pouco de cebolinha.

Shot com o Caldo de Lentilhas preparado por Léo Nascimento com cerveja defumada

Não sei se dá pra perceber na foto mas o caldo ficou bem grossinho. Você pode bater um pouco da lentilha (ou do feijão) no liquidificador e misturar para deixar o caldo levemente cremoso. É um detalhe que faz toda a diferença: essa técnica de trocar a água pela cerveja pode ser usada em todos os pratos que você quiser trazer um pouco do defumado, sem precisar colocar bacon. Então sopas e canjiquinhas, por exemplo, podem ganhar um tempero especial!

Cervejas

A mais famosa cerveja defumada é a Aecht Schlenkerla Rauchbier, produzida na Alemanha, na cidade histórica de Bamberg. No site deles tem a explicação de todo o processo de fabricação – desde o defumado do malte até o envase. É bem legal para quem gosta de conhecer mais sobre a cerveja. E uma curiosidade: em alemão, o nome da cerveja pode ser traduzido como “a original cerveja defumada da Schlenkerla”.

Rauchbier da Schlenkerla, produzida em Bamberg, na Alemanha

No Brasil a Cervejaria Bamberg, do interior de São Paulo, produz uma Rauchbier de respeito e muito premiada. E claro, como este blog é mineiro, temos nossa representante regional no estilo: a Küd produz a cerveja Smoke on The Water, uma Smoked Ale escura e muito saborosa.

E você? Teve curiosidade para provar esta cerveja? Conte aqui nos comentários o que você achou quando bebeu uma cerveja defumada pela primeira vez! Compartilhe suas experiências!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade