Publicidade


India Pale Ale - Foto: stux/Pixabay
Harmonizações

O que combina com uma IPA?

A India Pale Ale é um dos estilos mais consumidos por quem aprecia uma cerveja artesanal. A Ipa (a pronúncia correta vem do inglês, foneticamente como “Ai Pi Êi”) já virou até piada no meio cervejeiro porque muita gente acaba chamando de Ipa qualquer cerveja um pouco mais amarga – o que gerou o meme “é tudo Ipa”.

As IPAs têm, como características originais, um cheiro intenso de lúpulo (que muitas vezes torna a resina perceptível na boca), um sabor bem amargo, quase terroso, sustentado por uma boa quantidade de malte presente no sabor. O teor alcoólico é de no mínimo 6%. É realmente uma explosão de lúpulos mas que, ao mesmo tempo, tem equilíbrio, como todas as cervejas da escola britânica.

A primeira vez que bebi uma Ipa foi em um pint da cervejaria mineira Küd. A cerveja era a Kashmir. Na época, acostumado ao doce suave das cervejas de trigo, não aceitei bem o amargor acentuado do estilo e acabei não passando do terceiro gole. Não foi amor à primeira golada! Com muitos amigos isso também aconteceu. Outro dia, conversando com um biólogo, chegamos a uma conclusão que fez sentido: desde pequenos somos instruídos a evitar o amargo. Venenos têm sabor amargo e como uma proteção à nossa saúde, repelimos esse sabor dos pratos. Com a Ipa é preciso reeducar o paladar e fazer isso leva tempo. Hoje em dia é um dos meus estilos preferidos e geralmente eu sempre volto nele quando quero beber algo mais agradável.

India Pale Ale - Foto: stux/Pixabay
India Pale Ale – Foto: stux/Pixabay

História

Os britânicos chegaram à Índia em 1600, quando começaram a fazer tratados de comércio. Não demorou muito para que os ingleses ocupassem e tomassem o controle do país. Dessa forma, as especiarias estavam chegando até a Inglaterra de forma frequente. E da Inglaterra, estes e muitos outros produtos ganhavam o mundo. Mas para os ingleses que foram transferidos para a Índia faltava um item importante para garantir uma vida de qualidade: a cerveja. Os primeiros ingleses que foram para colonizar o país até tentaram fabricar cerveja, mas as altas temperaturas do país (na época não havia refrigeração) e a qualidade da água eram um impeditivo. Sem falar na dificuldade para levar os insumos necessários para a fabricação da cerveja. A longa viagem pelo mar (que durava cerca de 5 meses) também não permitia o transporte da cerveja inglesa. As equilibradas ales inglesas chegavam azedas e estragadas na Índia.

A história mais aceita sobre a origem da Ipa envolve o cervejeiro George Hodgson. Ele produziu uma Pale Ale mais forte e amarga do que as vendidas na época, em Londres. Ele não sabia ainda mas o lúpulo é um excelente conservante natural. Além disso, na hora de colocar a cerveja no barril ele ainda adicionou mais lúpulos. A cerveja que tinha 7% de álcool era robusta e chegava em Calcutá em ótimo estado. Era uma cerveja forte e amarga, com um intenso aroma de lúpulo.

Autores e estudiosos como Garrett Oliver contam que as India Pale Ales só foram descobertas pelos britânicos – em Londres – por acaso. Quando um dos navios que seguiam para a Índia naufragou, em 1827, parte dos barris foi resgatada e leiloada. E desde então os londrinos se apaixonaram por essa cerveja, conquistando aí cervejeiros de todo o mundo.

Já outros historiadores garantem que a cerveja forte já era produzida em Londres por várias outras cervejarias sob o nome de October Ale. Alguns livros, como o The Complete English Brewer, edição de 1772, trazem a receita e apresentam essa cerveja como uma bebida forte, alcóolica e com sabor amargo resinoso. Parece algo que a gente já bebeu, não é?

Como harmonizar?

A carbonatação presente e o amargor do estilo ajudam no corte da gordura de carnes como as usadas nos hambúrgueres artesanais. É uma combinação muito boa que se complementa ainda com a caramelização das carnes tostadas e o sabor equilibrado do malte. Por isso o hambúrguer é o primeiro prato a ser lembrado aqui.

Claro que a India Pale Ale vai muito bem também com pratos indianos! Pratos cremosos como o Frango Tikka Masala vão muito bem com uma boa Ipa, por exemplo. E a bebida consegue trazer mais uma camada de sabor aos pratos com curry – ingrediente que costuma roubar a cena mas que tem a atuação atenuada quando pareado com uma cerveja bem lupulada e amarga.

Foto: sahnyook/Pixabay
Frango Tikka Masala, prato indiano que combina bem com uma Ipa – Foto: sahnyook/Pixabay

A nossa bela e tradicional torta de frango – bem brasileira, como a empada! – também fica maravilhosa com uma India Pale Ale – principalmente se, no recheio, for adicionada a pimenta-malagueta. Eu já falei sobre isso aqui no blog algumas vezes, mas não custa repetir, seja como alerta, seja como sugestão: os lúpulos presentes na India Pale Ale acentuam muito o sabor da pimenta. Dá pra sentir por toda a boca (e também descendo pela garganta em alguns casos) a ardência que a pimenta proporciona. Eu gosto dessa combinação às vezes mas isso só é legal quando a gente está esperando, não é?

Para finalizar, algumas sugestões de queijos que combinam bem com uma Ipa. Queijos mais duros e amarelos se dão bem com o amargor da cerveja. É o caso do queijo parmesão, por exemplo. O nosso queijo prato de todo dia também ganha um upgrade no sabor quando é consumido acompanhado de uma boa India Pale Ale. Outros queijos que podem ser servidos como tira-gosto: Queijo do Reino, Tilsit (com kümmel) e Cheddar (lembra do hambúrguer?)

E você? O que gosta de comer quando bebe uma India Pale Ale? Conte pra gente aqui nos comentários!

A série de artigos “O que combina” mostra sempre algumas opções de pratos que harmonizam com um estilo de cerveja. Além da IPA, já fizemos um artigo sobre o estilo Weiss. Veja aqui neste link todas as reportagens desta série.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade