Publicidade


Foto: Moritz320/Pixabay.com
Harmonizações

O que combina com o estilo Weiss de cerveja?

A cerveja de trigo – Weiss – é geralmente a porta de entrada de muitas pessoas para o mundo da cerveja. Principalmente porque é mais encorpada e traz um sabor diferente das cervejas tradicionais, sem fugir muito do padrão cervejeiro. Digo isso com conhecimento de causa. A cerveja de trigo foi a minha porta de entrada no mundo das cervejas especiais. Eu não gostava do sabor amargo encontrado nas bebidas que eram vendidas na época, até que fui apresentado a uma Colorado Appia. Foi amor ao primeiro gole! Desde então, meu gosto apurou bastante, mas não deixo de lado uma boa cerveja de trigo.

O nome Weiss vem do alemão: weiss significa “branco”. É que a maioria dessas cervejas tem cor pálida, um amarelo bem clarinho e, por não ser muito filtrada, a cerveja fica bem turva, o que dá essa sensação de “cerveja branca”. Claro que a cerveja não é branca. Mas coloque lado a lado uma pilsen, transparente, amarelo ouro, e uma weiss para ver a diferença.

O legal do trigo é que, quando usado na cerveja, costuma deixar a bebida mais leve e refrescante, com uma suave acidez.  Normalmente as cervejas de trigo têm cerca de 5% de álcool. Por causa do processo de fermentação, a cerveja acaba ganhando aromas de banana e cravo-da-índia que são característicos e aceitáveis neste estilo, quando estão em equilíbrio.

Uma curiosidade: a cerveja weiss é servida em dose única, em taças muito altas, com bojo mais largo perto do topo. A explicação é mais técnica do que apenas um charme do garçom: Como a cerveja de trigo deixa sedimentos no fundo da garrafa, é comum servir uma dose única para que, na taça, você consiga sentir todo o sabor do trigo. E a espuma, cremosa, ganha espaço na parte mais alta do copo.

As cervejas de trigo podem ser identificadas de diferentes maneiras: Weiss, Weissbier, também pode ser chamada de Weizen (trigo em alemão) ou Weizenbier. Então, não precisa passar aperto na hora de ler um destes nomes no cardápio: pode ir seguro que é a sua boa e velha cervejinha de trigo! Fala se não é um sucesso quando você está em um restaurante, o garçom serve aquela taça gigante e fica todo mundo olhando nas mesas do lado?

História

O trigo foi um dos primeiros ingredientes usados para fazer cerveja – assim como a cevada. Só que, na época dos babilônios, a dificuldade para encontrar comida era grande. E o trigo era um excelente alimento, principalmente na fabricação dos pães – parte fundamental da dieta medieval. Assim, o trigo acabou sendo deixado de lado na hora de produzir cervejas, em relação à cevada, e ficou mais dedicado à produção de alimentos.

A cerveja de trigo era uma especialidade e exclusividade da realeza da Bavária (no sul da Alemanha) até 1872, quando o cervejeiro Georg Schneider negociou o fim da patente.

Foto: Moritz320/Pixabay.com
Cervejas de trigo – Foto: Moritz320/Pixabay.com

Como harmonizar?

Essa é uma cerveja versátil, mas tão versátil, que pode ser servida do café da manhã até o jantar. Sim! No CAFÉ DA MANHÃ! É muito comum no sul da Alemanha misturar a bebida com suco de laranja integral para o desjejum. Experimente fazer isso, meio a meio em um copo. É super refrescante e deixa o suco de laranja bem especial. Uma “mimosa” feita com cerveja!

Foto: JeShoots/Pixabay.com
Suco de Laranja – uma opção para misturar com a cerveja de trigo – Foto: JeShoots/Pixabay.com

Combina bem também com pratos mexicanos leves, por causa da carbonatação e da leve acidez, o que deixa a boca sempre limpa e preparada para mais uma mordida! É uma delícia também com pratos indianos. Os temperos, os condimentos se misturam com os aromas da cerveja deixando os pratos ainda mais perfumados. E na boca, os sabores se complementam.

Eu gosto muito das cervejas de trigo com peixes. Um bacalhau desfiado, por exemplo, com um pouco de batata e chuchu (eu adoro… me julguem! Rs!) fica uma delícia. O clássico inglês “Fish and Chips”, o conhecido peixe com batata frita, também pode acompanhar uma cerveja de trigo. Já provei com casquinha de siri…. usei essa harmonização em um dos cursos que fiz, certa vez, e deu muito certo. A mistura da bebida com a casquinha de siri realça o dulçor dos dois e deixa tudo com um sabor bem especial.

Aliás, esse sabor adocicado da cerveja rende uma harmonização bem alemã: beber a cerveja acompanhada de um joelho de porco é uma experiência que você deve tentar. Pode trocar também por algum presunto (como o presunto de Parma), pois o contraste do adocicado com o salgado cria um ciclo sem fim de sabores – o doce fica mais doce e o salgado fica mais salgado, a cada gole e a cada mordida!

Aproveite o fim de semana para tentar uma dessas ideias e conte pra gente aqui nos comentários! Se publicar uma foto nas redes sociais, não se esqueça de marcar o blog. Veja aqui quais são nossas redes sociais oficiais.

 

 

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade