Publicidade


Foto: Rawpixel.com
Dicas Viagens

10 destinos cervejeiros para viajar em 2018

Você está sem ideia para viajar nas férias? E se eu disser que, além de conhecer uma cidade bem legal, você ainda pode aproveitar o passeio para visitar algumas cervejarias? Exatamente isso que o pessoal do Vinepair fez ao preparar uma lista das dez cidades mais interessantes para você passar as férias, se quiser incluir no roteiro, as cervejarias! Ou seja, comida, bebida e muito descanso estão nessa lista de cidades de todo o mundo!

A autora do artigo explicou que excluiu os lugares óbvios, já característicos pelo consumo de cerveja (como a Alemanha e a Bélgica, por exemplo). E aí ela selecionou cidades que trazem algo novo pro mercado cervejeiro em diferentes partes do mundo. Olha a lista:

10. BOISE, IDAHO (Estados Unidos)

Foto: Alden Skeie
Ruas de Boise, em Idaho. Foto: Alden Skeie

Boise recebeu recentemente novos voos e ficou mais acessível a partir de diferentes pontos dos Estados Unidos. Desde 2014, tem quatro cervejarias de destaque: Boise Brewing, Payette Brewing, Woodland Empire e White Dog Brewing, que é de Montana mas recentemente abriu uma fábrica na cidade também.

9. LOUISVILLE, KENTUCKY (Estados Unidos)

Em um curto espaço de 10 anos, Louisville passou de uma cidade sem turismo cervejeiro pra uma cidade com quinze cervejarias artesanais – incluídas aí em 40 cervejarias espalhadas pelo estado do Kentucky. A produção de cerveja na cidade cresceu 20%, segundo a Associação de Cervejeiros de Kentucky, e outras 12 novas cervejarias devem se instalar por lá.

Entre as cervejarias sugeridas para você visitar estão: Against the Grain, Goodwood e Akasha Brewing Co.

8. ST. LOUIS, MISSOURI (Estados Unidos)

Foto: Skeeze/Pixabay.com
St. Louis – Foto: Skeeze/Pixabay.com

A região da foto, com os arcos, recebeu, recentemente, investimentos de 380 milhões de dólares. O projeto de renovação do local tem reinauguração prevista para o dia 3 de julho e pode ser uma opção para quem tem férias neste período. A cidade tem várias cervejarias como a Perennial Artisan Ales e a 4 Hands Brewing. Ah, e para os amantes das cervejas ácidas, as sours, a cervejaria Side Project Brewing, tem belíssimos rótulos. Uma boa dica para harmonizar com as famosas pizzas da 21st Street.

7. RIO DE JANEIRO (Brasil)

Foto: Agustín Diaz
Rio de Janeiro – Foto: Agustín Diaz

Sim! Temos nossos representante brasileiro na lista feita pelo site americano! E o Rio de Janeiro, apesar de todos os problemas de segurança, ainda é uma bela opção turística. E bota bela nisso! O sétimo lugar se deve ao festival anual que acontece na cidade: o Mondial de La Bière, geralmente em setembro ou outubro (a data oficial do evento de 2018 ainda não foi divulgada até o fechamento deste post). Vale a visita. Eu fui na edição de 2017 e adorei o clima, a música, as comidas dos foods trucks e principalmente as cervejas.

6. SEUL (Coreia do Sul)

Foto: Janis Rozenfelds
Seul, na Coreia do Sul – Foto: Janis Rozenfelds

A capital da Coreia do Sul tem se transformado em uma cidade cheia de cervejarias e pubs – com um diferencial: a maior parte das fábricas é gerenciada por mulheres! Entre os destaques do artigo americano estão a Craftworks, que é uma fábrica/bar/restaurante pioneiros na cidade e a Magpie Brewing Co..

5. PEQUIM (China)

Foto: Anthony Chong/Pixabay.com
Pequim – Foto: Anthony Chong/Pixabay.com

A China é a maior produtora de cerveja do mundo! Não está entre os países que mais bebem, mas olha… é muita garrafa produzida viu? Apesar das opções mais comerciais que existem no país, em Pequim, algumas cervejarias artesanais começaram a surgir nos últimos anos.

A Arrow Factory Brewing é especializada em cervejas da escola americana – bem lupuladas! A cervejaria Great Leap Brewing funciona no esquema fábrica e brewpub e a Jing-A Brewing Co. também está entre os destaques da capital chinesa, que tem mais de 21 milhões de pessoas!

E se prefere um passeio guiado, a agência de turismo local Lost Plate oferece um passeio por várias cervejarias feito em carrinhos tipo tuktuks! Mais típico, impossível!

4. MADISON, WISCONSIN (Estados Unidos)

A cidade de Madison é muito conhecida pelos bares de estilo “tabernas”. Alguns como o Laurel Tavern e o Old Fashioned são bem típicos. E é nesse mercado tradicional que a cidade tem se transformado com o crescimento das cervejarias artesanais. Alguns destaques selecionados pela autora americana: Ale Asylum, State Street Brats, Rock Hound Brewpub, One Barrel Brewery, e Great Dane, inaugurada em 1994.

3. CHICAGO, ILLINOIS (Estados Unidos)

Foto: Pedro Lastra
Chicago – Foto: Pedro Lastra

Se você escolher visitar a cidade de Madison, separe um tempinho para ir até Chicago. De carro você vai gastar cerca de 2h e 30 na viagem. Chicago oferece algumas opções bem diferentes de cervejarias, como a Forbidden Root. Inaugurada em 2016, a cervejaria usa ingredientes naturais e botânicos como plantas, raízes e flores para produzir cervejas delicadas e bem provocativas. E na fábrica você pode experimentar pratos que harmonizam com as cervejas oferecidas.

Ah, a cidade é atendida pelo aplicativo de transporte Lyft (um tipo de Uber, mas que só funciona nos Estados Unidos) e, ao consumir a cerveja feita em parceria com a Baderbräu Brewing, você ganha um desconto no carro pedido pelo aplicativo. Legal né?

Outras cervejarias de destaque na cidade: Pipeworks, Half Acre, Off Color, e Local Option.

2. Nova Iorque (Estados Unidos)

Foto: Ximena Torres Rodríguez
Estátua da Liberdade em Nova Iorque – Foto: Ximena Torres Rodríguez

Dá para pensar ir até Nova Iorque por inúmeros motivos. Mas tenho certeza que você nunca tinha pensado em viajar até lá para beber cervejas. Além da famosa Brooklyn Brewery (que faz uma das minhas cervejas preferidas!), a cidade dos musicais, dos arranha-céus, dos táxis amarelos e da Estátua da Liberdade também tem diversas cervejarias para todos os gostos – e bolsos!

Uma das versões do nosso brasileiro EAP, em São Paulo, é o Beer Karma. O bar, que fica na charmosa região de Williamsburg, no Brooklyn, tem inúmeras opções de bebidas produzidas por cervejarias locais e é um bom lugar pra começar a visita. Entre as cervejarias, o destaque vai para Threes Brewing, Other Half Brewing Company, que faz várias colaborações com cervejarias mais novas, SingleCut Brewing Company (uma visita incrível nesta cervejaria/ brewpub que fica no Queens!) e a Pizzaria Circa, que tem várias cervejas que podem ser harmonizadas com as pizzas do lugar.

1. RICHMOND, VIRGINIA (Estados Unidos)

Acho que entre a data da publicação deste post e a sua leitura, a cidade já deve ter mais uma cervejaria nova! Brincadeiras à parte, o número de fábricas na região vem crescendo vertiginosamente. Nos últimos anos, 32 cervejarias se instalaram por lá, garantindo Richmond no primeiro lugar desta lista!

Entre as precursoras estão a Legend e a Hardywood. E entre as mais novas e de sucesso estão The Veil (conhecida pelas cervejas lupuladas e alcóolicas), a Ardent Craft Ales e a Triple Crossing. Se estiver se sentindo corajoso e quiser provar algo diferente, pode visitar o Garden Grove Brewing and Urban Winery que tem sempre uma bebida diferente e algumas misturas com cervejas e vinhos para as mentes mais abertas a uma aventura.

BÔNUS: Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A autora do artigo americano certamente não conhece estes estados brasileiros, que também são grandes produtores de cerveja artesanal. Em Blumenau, por exemplo, a cerveja faz parte do dia-a-dia das famílias que vivem por lá. Tanto que o Festival Brasileiro da Cerveja atrai visitantes de toda parte do país em Março. Vale a visita inclusive até a cidade de Pomerode, toda sob influência alemã – é muito linda!

E claro, este blog é feito em Belo Horizonte, a capital das Minas Gerais, e logicamente temos muito a oferecer ao visitante! Aqui por perto você pode encontrar belas cervejarias (A fábrica da Verace em Nova Lima é linda, assim como a fábrica/pub da Wäls), comida muito boa e bons atrativos culturais como a Pampulha (Patrimônio Cultural da Humanidade) e o museu do Inhotim, só pra citar alguns. Veja nos sites os horários de visitação e viaje!

E você tem algum destino cervejeiro para 2018? Conte pra gente para onde você vai e qual cidade você colocaria nesta lista! É só usar o campo dos comentários abaixo!


Já sabe para onde quer viajar? Quer economizar na escolha do hotel? Ao fazer a busca aqui no site com nosso parceiro Booking.com, você garante bons preços, fica por dentro dos descontos e tem milhares de opções de hospedagem. Ah, o melhor é que parte do valor pago na reserva do hotel é revertida para o Cerveja & Gastronomia. Assim você ajuda a manter o site sem gerar nenhum custo extra para você.

Aproveite e faça a busca agora mesmo!
Booking.com

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

2 Respostas para “10 destinos cervejeiros para viajar em 2018

    1. Oi Gustavo! Sim, Tiradentes ainda tem a Serra de São José que eu já tive o prazer de subir. Uma vista inesquecível. Agradeço sua dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade