Publicidade


Dicas Harmonizações Na Cozinha

Hambúrguer e Cerveja, uma dupla que combina!

Só de ver a foto que ilustra este post já dá água na boca. Uma carne suculenta. Queijo. Cebola. Tomate. Picles. Azeitona. Os ingredientes que compõem esta delícia podem ser muitos. Mas o resultado é certo: hambúrguer é um lanche, que pode virar fácil um almoço saboroso, e claro, combina muito bem com cerveja!

Toda vez que eu penso em hambúrguer logo me vem à cabeça um estilo de cerveja para harmonizar: Red Ale. Eu gosto da doçura que o malte traz, da combinação desse “toque” de caramelo com o tostado da carne do hambúrguer. O resultado dessa harmonização acentua muitas vezes os temperos da carne e o sabor do pão – ainda mais se for um pão como este da foto, um pão australiano! Outros estilos também harmonizam muito bem, de forma geral: Dunkel,  Amber Lager e Brown Ale são os que eu já experimentei e foi super legal. Em sua maioria, são cervejas de tom avermelhado para o marrom e que não brigam com o sabor dos ingredientes e ajudam a ressaltar o tempero da carne, valorizando o hambúrguer.

Cervejas muito alcóolicas com hambúrguer não me agradam. O mesmo acontece com cervejas muito leves como as witbiers, por exemplo. Sempre acho que a bebida (no caso das alcóolicas e encorpadas) ou a comida (no caso das muito leves) se sobressai e aí não tem harmonização para mim.

Duas experiências podem ser legais com hambúrgueres e eu recomendo que você faça também, se for uma pessoa aventureira e curiosa como eu.

A primeira envolve um hambúrguer mais gorduroso, com cheddar, bacon etc. Uma opção boa para cortar a gordura é uma cerveja ácida e bem carbonatada. Uma sour, por exemplo, pode transformar aquele hambúrguer do dia a dia em um momento diferente. O gás ajuda a limpar a boca e tirar aquela sensação de gordura na língua, enquanto a acidez vai aumentar a salivação, deixando a boca sempre pronta para mais uma mordida. Mas já aviso: as cervejas ácidas são bem diferentes do que a gente está acostumado, portanto, treine o paladar antes de se aventurar nas harmonizações!

A segunda experiência eu até já falei aqui no blog, mas vou detalhar mais neste post, já que eu gosto muito e é realmente muito interessante. Isso aliás aconteceu com um amigo, sem querer. Ele veio do Rio de Janeiro para Belo Horizonte e queria beber cervejas locais. Então fomos para uma hamburgueria na cidade e escolhemos primeiro a bebida (erro número 1!): era uma Imperial Ipa: uma Ipa de respeito com bastante lúpulo e muito álcool. Depois cada um escolheu seu hambúrguer. Nós estávamos em quatro pessoas. Eu juro que não foi de propósito, mas não prestei atenção na escolha que meu amigo fez do hambúrguer. Assim como eu, ele também adora pimenta e pediu uma especialidade da casa – com molho Tex-Mex e tudo! Quando ele começou a comer, até comentou que a pimenta não era tão forte assim. Porém, à medida que ia bebendo a cerveja e comendo, ele começou a sentir mais a pimenta. Na hora que ele falou que a pimenta estava ardendo na garganta, como se descesse queimando, eu me lembrei que ele estava bebendo uma Imperial Ipa! Para quem não viu o post anterior, as Ipas possuem muito lúpulo, que, combinado com o sabor da pimenta, deixa a ardência muito mais acentuada. É como jogar combustível para apagar fogo…. Eu gosto dessa sensação mas recomendo que você experimente só se gostar bastante de pimenta!

Aliás, como falei no início, o erro foi ter escolhido primeiro a bebida que ia acompanhar a comida. Como estávamos indo comer os hambúrgueres, deveríamos ter bebido primeiro essa cerveja (que meu amigo queria muito experimentar) para depois ter escolhido outra bebida que fosse mais apropriada para acompanhar os hambúrgueres.

Foto: Edward Franklin

Stout e Gorgonzola

Outra dica de harmonização: se o hambúrguer tiver queijo azul nos ingredientes, como o gorgonzola, a combinação com uma cerveja tipo stout vai transformar o sabor. A dupla gorgonzola e stout me surpreendeu muito quando provei pela primeira vez. Vou confessar que não gosto muito de gorgonzola – principalmente porque o sabor do “mofado” geralmente me incomoda, aliado ao sal, que eu sempre acho em excesso. Com a stout isso tudo sumiu e eu consegui sentir até o sabor do lácteo do queijo, que é muito bom. Assim, comecei a usar a cerveja toda vez que encontrava pratos que levavam gorgonzola e o resultado foi muito bom. No caso do hambúrguer, a cerveja escura ainda harmoniza com o sabor da carne e, se o pão também for escuro, fica tudo ainda mais saboroso.

E você? Tem uma combinação preferida de hambúrguer com cerveja? Ou “sofreu”, como meu amigo do Rio de Janeiro, na hora de harmonizar essa dupla saborosa? Conta pra gente nos comentários!

 

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade