Publicidade


Dicas Harmonizações

Uma cerveja diferente por dia?

Existem cervejas de vários estilos, tamanhos e preços. Seja em lata, garrafa ou growler, não importa – sempre vamos ter uma cerveja para cada ocasião. Muitas pessoas costumam julgar que as cervejas envelhecidas em barril ou mais alcóolicas são melhores. Outros preferem as cervejas amargas – quanto mais, melhor. Mas o que vai decidir qual cerveja beber é a ocasião. E essa “harmonização” só é possível porque a cerveja é uma bebida extremamente versátil.

A cerveja pode ser bebida sozinha, para acompanhar um churrasco, uma salada, um cozido ou até mesmo uma sobremesa. Faz parte dos eventos mais simples, dos elegantes e até daqueles que realmente são especiais na vida da gente. São tantos estilos que escolher um deles é uma tarefa sempre complicada.

Você deve estar se perguntando: “Qual é o segredo, então?”. Eu explico. Com o tempo pecebi que não adianta seguir aquela indicação do amigo que gosta de cerveja, porque ele vai fazer isso tomando como base o gosto dele. E a gente não se cansa de dizer aqui no blog: gosto é pessoal! O que a gente pode fazer é promover experiências. E isso você pode fazer, sem medo de errar, se olhar para a ocasião – antes de pensar no que você deveria beber.

Vou dar um exemplo clássico! Eu adoro cervejas do estilo Red Ale e Amber Lager. As duas são ótimas para acompanhar carnes assadas – tipo churrasco – ou hambúrgueres. Mas isso não significa que, se eu fizer um churrasco em casa, para uma turma de amigos, num dia de muito calor, vou servir esse estilo de cerveja. Primeiro porque o preço vai elevar muito o custo total do churrasco. Segundo, porque esta ocasião pede uma cerveja mais leve, que possa ser tomada em maior quantidade, sem prejuízo para a saúde de ninguém.

O mesmo acontece com cervejas envelhecidas em barris de carvalho que antes receberam Bourbon…. são cervejas deliciosas e realmente bem especiais. Algumas chegam a ter 13% de álcool. Mas não dá pra tomar garrafas e garrafas destas cervejas em um bar, por exemplo. São cervejas especiais, que devem ser degustadas ou acompanhadas de um belo prato.

É o caso de um jantar. Você vai oferecer algo especial para seus convidados. Por que não oferecer também uma bebida que possa elevar o sabor da comida? Um bom sommelier certamente vai conseguir fazer uma harmonização que pode deixar os amantes do vinho sem qualquer sentimento de saudade com a bebida feita com a uva.

Por isso eu digo que a ocasião é um dos pontos importantes na hora de escolher o que beber. E com tantos estilos e tantas opções, tenho certeza que você vai poder beber uma cerveja diferente por dia, pelo resto da vida!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade