Publicidade


Risoto Filé Mignon, Limão e cerveja Amber Ale
Dicas Na Cozinha

5 dicas para usar cerveja no risoto

O mundo das cervejas sempre me proporciona experiências inesquecíveis. Seja pelo sabor da bebida, ou pelo resultado da harmonização, quando dá certo, vai direto para a minha memória! Como gosto muito de cozinhar às vezes tenho vontade de incluir a cerveja também na preparação dos pratos. E o resultado é tão legal que vale compartilhar com você!

A primeira vez que cozinhei com cerveja não curti muito. Era uma carne, dessas “de panela”, que a gente coloca cerveja preta pra deixar a carne com um sabor diferente. Provavelmente eu fiz alguma coisa errada porque não ficou tão saboroso assim… 🙁 Mas enfim, águas passadas! Isso foi há muito tempo!

Até que em um dia bateu aquela vontade de preparar algo diferente. Já teve isso? Quem gosta de cozinhar “por rumo”, como dizia minha avó, certamente já viveu esse desejo de colocar tudo numa panela e preparar aquela comida como se fosse um caldeirão de receitas mágicas. Nesse dia eu queria experimentar uma cerveja no risoto. Pensei em substituir a quantidade que eu usaria de vinho pela cerveja. E aí comecei a pesquisar para encontrar um sabor que combinasse com a cerveja e que deixasse o risoto cumprir o seu papel.

Eu descobri que, usando a cerveja, o sabor do risoto fica menos ácido. Mas não pode ser uma cerveja muito forte, senão ela não facilita o trabalho do arroz, que solta amido depois do “choque de acidez” que ele receberia do vinho. Ou seja, se a cerveja for muito alcóolica ou com sabor muito intenso de malte, pode não ficar tão saboroso.

De lá pra cá testei várias receitas e vou deixar aqui algumas experiências que gostei do resultado.

1. Witbier com risotos de alho poró, abobrinha e até o brie com damasco

2. Vienna Lager ou Red Ale com risotos que levam tomates cozidos e linguiça picadinha

Risoto de Tomate, Linguiça e Amber Lager
Risoto de Tomate, Linguiça e Amber Lager

3. O risoto de filé mignon com limão e aspargos eu já fiz com duas cervejas, uma Witbier e uma Lager. Gostei mais do resultado da Witbier, que deixou o prato com mais frescor e menos amargor do que o feito com a Lager. Mas os dois ficaram muito bons.

Risoto Filé Mignon, Limão e cerveja Amber Ale
Risoto Filé Mignon, Limão e cerveja Amber Ale

4. Fiz também um usando uma Tripel com abobrinha em tiras e tomatinhos picados. Não é meu risoto preferido, mas também não ficou ruim. A Tripel não é tão amarga mas tem mais álcool e isso deixa a mistura com o queijo e a manteiga no final com uma sensação de ser um risoto menos gorduroso. Vale a experiência! Mas se não quiser arriscar, faça com a Witbier ou com alguma cerveja de trigo (Weiss).

5. Mas até hoje o meu preferido foi um de carne de panela – sem cerveja! Eu separo um pouco desfiado e coloco no final do risoto, que é preparado de forma simples, só com a cerveja, o arroz, o caldo de legumes, o sal e a pimenta-do-reino. Pra servir, fiz como na foto abaixo: com pedaços bem bonitos da carne e pimenta biquinho pra dar aquela graça! E pode beber com a Witbier pra acentuar a acidez. Fica bem bacana e permite que você sinta o gosto da carne, do risoto e da bebida.

E como sempre gosto de lembrar aqui no blog, as experiências variam de acordo com o paladar de cada um, portanto repito: não estou criando regras! São sugestões para você viver um pouco dessa experiência maravilhosa que é a harmonização de cervejas!

E você? Já fez algum risoto com cerveja? Conte pra gente como foi! Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

4 Respostas para “5 dicas para usar cerveja no risoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade