Publicidade


Pão de Queijo frito - Foto: Carlos Reinis/Divulgação Masterchef Brasil/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 1

Um dos objetivos do Cerveja e Gastronomia é trazer a cerveja para a mesa, não apenas como uma bebida, mas ocupando o espaço que ela merece: acompanhando belos pratos, criando inesquecíveis momentos e enriquecendo o sabor da nossa rica culinária.

Para fazer isso a gente sempre traz sugestões de harmonizações que você pode fazer em casa. E como toda combinação entre cerveja e comida envolve o gosto de cada um, nossas sugestões devem ser sempre entendidas como são, não como regras. Ditar duplas e propor listas de harmonização – o que combina com o que – não é, e nunca será, o objetivo deste blog.

Dito isso, começamos em nossa conta no Twitter (@cervejaegastro) a fazer uma brincadeira bem divertida: acompanhar ao vivo o Masterchef Brasil, transmitido toda terça-feira pela Band, às 22h30, sugerindo estilos de cervejas para os pratos que foram apresentados. Assim vamos fazer durante as próximas semanas e eu espero contar com a sua companhia para deixar essa experiência ainda mais rica!

E para você que nos acompanha aqui no blog, preparamos um resumo com as principais dicas de cada episódio!

Vamos então aos destaques do primeiro episódio desta temporada, exibido em 06 de março de 2018:

Pão de Queijo frito - Foto: Carlos Reinis/Divulgação Masterchef Brasil/Band
Pão de Queijo frito – Foto: Carlos Reinis/Divulgação Masterchef Brasil/Band

Definitivamente o grande destaque da noite foi o duelo das mineiras Anielle e Katleen. Elas tiveram que apresentar um Pão de Queijo. A Katleen fez uma versão frita – que causou um grande rebuliço nas redes sociais – afinal: pão de queijo frito é pão de queijo?

Polêmica à parte, para nossa sorte, na hora de harmonizar não teve confusão: nossa sugestão foi uma Stout (como a Guinness, por exemplo, ou uma Colorado Demoiselle). Este estilo de cerveja lembra o café e é uma harmonização bem interessante, pois faz parte da nossa memória afetiva.


Além do desafio do pão de queijo, o primeiro episódio foi marcado por outras disputas. A mais alemã e cervejeira delas foi a do Schnitzel. E nosso estilo para harmonização foi uma Märzen, cerveja da escola alemã que equilibra malte e refrescância em uma bebida leve, mas que consegue  acompanhar a carne de porco frita e temperada.

A prova das massas frescas tinha uma facilidade do ponto de vista da harmonização. As duas massas preparadas em bem leves e combinavam com cervejas da escola belga, que são mais condimentadas.

O Risoto, meu prato preferido (até já fiz alguns com cerveja! Depois veja este post se quiser ter algumas ideias), também marcou presença no primeiro episódio desta temporada. Foram dois risotos bem diferentes: um de Funghi e outro de tomate com pesto. Apesar dos dois pratos terem apresentado defeitos, venceu o risoto de tomate. E para harmonizar com a vitória, nossa sugestão foi uma Red Ale ou uma APA. Cervejas com mais gosto de malte (o que ajuda no dulçor do tomate) e que não são sobrepostas pelo forte sabor do pesto.

O desafio do frango foi bem emocionante, principalmente por juntar duas culturas completamente diferentes: havia uma concorrente africana e uma asiática. Cada uma trouxe para o frango sua experiência e isso deixou os dois pratos completamente diferentes, mas com boas histórias pessoais de fundo. Venceu a receita africana, que a gente sugeriu harmonizar com uma Altbier.

Teve doce também no Masterchef Brasil e o desafio me pegou de jeito! Afinal, harmonizar sobremesas com cervejas é sempre algo mais difícil. No caso de hoje, os dois pratos foram preparados com maçã e isso levou a nossa sugestão de harmonização para as cervejas belgas claras, como a Tripel. Um bom exemplo de cerveja deste estilo é a mineira Falke Monasterium, leve e que fica muito bem com qualquer um dos pratos feitos pelos concorrentes.

(Uma correção: Tripel se escreve com um P apenas)

O primeiro episódio terminou com um desafio do churrasco: um gaúcho contra um padre. A fé levou a melhor e o programa encerrou com a aprovação de um concorrente abençoado. Para acompanhar o churrasco nós fizemos duas sugestões: uma mais tradicional com a boa e velha Pilsen e uma que eu pessoalmente gosto mais, por acentuar o sabor do tostado da carne, harmonizando com uma Vienna Lager ou Brown Ale.

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui as cervejas que você usaria para harmonizar com alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje. E fiquei ligado, na próxima terça-feira tem mais harmonizações no Twitter, ao vivo!

 

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade