Publicidade


Dicas

Como aproveitar melhor as festas de cerveja? Veja 7 dicas!

Você está em uma festa cheia de rótulos que nunca viu e estilos diferentes. Muitos stands com fila e alguns vazios. Como aproveitar essa festa e ainda beber bem? Claro que tenho alguns segredos para curtir todos os momentos com responsabilidade. Separei 7 dicas que uso e vou dividir com vocês!

1. Doses pequenas

Em grandes festas como o Festival da Cerveja, em Blumenau, ou o Mondial de La Bière, no Rio de Janeiro, há a possibilidade de comprar doses menores. Pode parecer estranho, no início, comprar 100 ml de cada cerveja. Mas em eventos com grande quantidade de marcas e opções, pode ser uma forma de conhecer mais rótulos, sem precisar beber demais. No fim do dia, volte aos stands com as cervejas que você mais gostou e compre doses maiores, se quiser “fechar”o dia com uma boa lembrança.

2. Anote tudo

Adquira o hábito de anotar os nomes das cervejas que você bebeu. E anote também o que você achou, no celular mesmo. Pode ser um textão, se você quiser, ou uma nota, de 1 a 10, por exemplo. Depois que a festa acabar, você pode pesquisar mais sobre as cervejas que mais gostou e conhecer um pouco sobre os estilos que tenha se identificado. É uma forma de saber o que te agrada, para aproveitar mais as próximas festas e orientar as compras de cerveja no futuro.

3. Não tenha medo de visitar stands vazios.

Preconceito não é legal em nenhum lugar. E em vários eventos que eu fui, algumas marcas ficam vazias, sem fila, enquanto alguns stands “da moda” seguem lotados. O que fazer? Bom, minha dica é aproveitar essa tranquilidade para conversar e conhecer as bebidas que estão ali. Pode ser que você descubra ali um novo estilo preferido, ou se já tem um pouco mais de experiência, pode comparar com as cervejas de outras marcas que você já conheça. Além disso, é sempre bom conhecer gente que também é apaixonada por cerveja como você. Claro que em alguns casos a cerveja pode não ser boa. Mas essa experiência você também leva pra sempre. Melhor não gostar de algo que você conheceu e pagou pouco do que arriscar a comprar uma garrafa inteira, por exemplo, em um supermercado.

4. Sequência das cervejas

É claro que o ideal é você começar sempre pelas cervejas mais leves e ir subindo o nível de lúpulo ou álcool com o passar das horas. Mas a gente sabe que, na prática, isso é bem difícil de fazer em um evento com mais de 100 estilos diferentes de cerveja, cada qual em um ponto do galpão, que às vezes você nem se lembra onde estava. Além do mais, você não está visitando a festa profissionalmente, então sinta-se livre para curtir as bebidas na sequência que achar melhor. Quer começar pelas escuras e alcóolicas? Sem problemas! Mas lembre-se que quando for beber as cervejas mais leves e refrescantes, por exemplo, sua avaliação pode ficar comprometida. Como sugestão, é bom você beber água entre um tipo de cerveja e outro. Além de se hidratar, você limpa o paladar e se prepara melhor pra próxima bebida.

5. Na hora de comer

Bateu aquela fome e resolveu que é hora de comer alguma coisa? Escolha a comida primeiro e pense no que vai beber. Assim você valoriza a sua comida e a sua bebida. Geralmente cervejas tipo Ipa, Red Ale e Amber Lager vão bem com carnes e pizzas. Se preferir um sanduíche, a Dunkel é uma boa pedida. As Lagers e Pilsens são super refrescantes e bem coringas pra acompanhar uma comida de feira (que geralmente leva alguma fritura, como batata frita, por exemplo). Se for pedir alguma comida preparada com peixe, experimente uma cerveja de trigo ou uma witbier. O importante aqui é você fazer combinações e experimentar.

6. Lave o copo

Parece frescura de sommelier, eu sei. Mas não é. As cervejas são muito ricas – em sabor e em cheiros – e imagine como atrapalha você tomar uma cerveja da escola americana, cheia de lúpulos, no mesmo copo que acabou de tomar uma stout, forte no cheiro de café? Você não bebe água em copo que acabou de tomar um refrigerante… é a mesma coisa. Em grandes e bons eventos você sempre terá à disposição um local para lavar os copos. É só passar uma água mesmo, pra limpar o copo para a próxima bebida. Ao fazer isso você garante que vai sentir a experiência de cada cerveja da forma como deveria.

7. Beba água!

Essa é uma dica MUITO IMPORTANTE! Beba água. Toda vez que você bebe cerveja você está aumentando muito a possibilidade de desidratação. E beber água durante o evento todo diminui a chance de ter uma ressaca no dia seguinte. Imagina como é bacana você curtir o evento e estar pronto e disposto no dia seguinte para trabalhar ou curtir o resto do fim de semana? Criar uma rotina ajuda. Eu, por exemplo, bebo um copo de água (250ml) a cada litro de cerveja consumida. Essa proporção funciona para mim, não é científica, mas baseada na minha experiência e na minha hidratação. O importante é que você beba sempre água.

E você? Como se comporta nessas festas? Conte pra gente aqui no comentário e compartilhe a sua experiência!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade